segunda-feira, 15 de março de 2010

Moda e Estilo

´´A moda passa e o estilo e elegância ficam..´´

Moda talvez não seje tema de intelectuais, porém ao mesmo momento em que ela cresce e leva consigo todas as classes sociais, deixa sem ação os que têm vocação para falar do assunto devido à idéia equivocada de que a moda é sinônimo de futilidade. Os leigos vêem somente a superfície do assunto, não percebem que a moda é parte do contexto social e deve ser sim discutida, uma vez que ela é diretamente influenciada por todos os aspectos e acontecimentos sociais e históricos.
Toda essa história é necessária pra enfatizar que a moda se altera conforme os acontecimentos históricos e culturais.

No começo do século passado os trajes femininos eram enormes, pesados e o uso do espartilho obrigatório. Com a chegada das grandes guerras levando os homens para os campos de batalha as mulheres se viram obrigadas a trabalhar para sobreviver e os trajes tiveram que se adaptar. As guerras entristecem o mundo, mas é curioso analisar que sempre após uma grande guerra ou catástrofe surgem tendências de moda alegres, coloridas e de formas confortáveis. É o que explica Antunes Ribeiro, professor de design e história da moda, da faculdade AD1 em Brasília.

Na opinião do profissional, aqueles que, na moda vêem apenas moda, são tolos. Pois ela, que aparentemente apresenta um alto grau de futilidade, não se reduz apenas a cobrir o corpo, mais do que isso, ela tem um cunho altamente pessoal, revelam como nos vemos e como gostamos de ser vistos.
Seja você!
E por esses motivos é se pode dizer que moda, é muito mais do que aquilo que vemos nos desfiles. Moda é criação, mesmo apesar da banalidade que possa transparecer, foi ela o fator que mais contribuiu para tirar os homens de um mundo burocrático, abrindo um espaço público maior e mais livre. Vê-se por fim que na história moderna, a moda é dos assuntos, o menos angustiante.

O mais importante é sentir-se bem. Não importa o que a sociedade impõe sobre moda, o que se deve fazer é impor as vontades existentes dentro de cada um. Porque moda existe para todos os estilos, você só precisa montar o seu. E considere que o que você veste fala muito sobre o que você é. Seguir uma moda só porque ela está em alta, significa negar o seu próprio estilo, ou a sua personalidade, o seu eu. Ou seja, a moda passa e os estilo e a elegância ficam.

3 comentários:

Jake disse...

Ai que demais....tava na hora de vc fazer um blog fashion mesmo.
Adorei o conteudo deste texto.
O importante é a gente se vestir e se sentir bem..sem precisar gastar muiiiitooo $$$ pra isso.
beijus linda!

Um pouco de tudo disse...

E lembrando que moda é um ciclo ela vai e volta. Entao o melhor mesmo é a gente adpatar a moda ao nosso estilo pessoal que eu acredito que adquirimos com o tempo nao só pelo dinheiro, e o principal adquar de acordo com nosso corpo...pois nem tudo que é moda é usavel é apenas uma "ideia" do que podemos tentar incrementar no nosso dia a dia.
Saudades de você to por aqui tambem#

ruth disse...

Amei Florzinha. QUero ver seus looks aqui hein!
beijao